segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Mais uma questão de passado, presente e melhor futuro: DESPORTO!

Outrora, todos tivemos oportunidade de praticar futebol (nas suas várias modalidades), basquetebol, andebol, canoagem, ténis e ginástica (acrobática e rítmica).
Actualmente, o futebol e a ginástica são as únicas que se mantêm activas e que oferecem aos jovens sampedrenses a oportunidade de praticar uma actividade desportiva.
Poderíamos pensar que o concelho tivesse carência de infra-estruturas especiais para a prática de certas modalidades em concreto. Contudo, não parece o caso, pois que existem em quantidade e nos mais variados locais. Já a sua qualidade e manutenção são altamente discutíveis, mas, quanto a estas, ocupar-nos-emos num post seguinte.
Crescemos numa vila, hoje cidade, que nos possibilitava a escolha entre diversas modalidades. Existia VARIEDADE que a todos (ou quase todos) agradava.
Hoje em dia, infelizmente, estamos reduzidos apenas a duas ou três modalidades por que podemos optar, o que consideramos intolerável e manifestamente insuficiente.
Tendo em conta que somos um concelho com cerca de 20.000 habitantes, e que todos nós temos vontade que seja um concelho cada vez melhor, a aposta em cativar jovens para a prática do desporto é indispensável. Para isso é necessário que o leque de opções seja alargado a outros desportos, que, inclusivamente, no passado, tinham enorme adesão, quer dos próprios praticantes, quer dos adeptos e apoiantes. Imprescindíveis para dar VIDA à cidade.
É do conhecimento geral que a prática desportiva de competição fomenta o desenvolvimento físico e psicológico saudável nos jovens.
É factor de bem-estar, de qualidade de vida para as pessoas e de desenvolvimento para um concelho.
É factor de integração na prática colectiva desenvolvendo a interacção social.
Por isso, é indispensável atrair o máximo número de pessoas para a importância da temática e, principalmente, disponibilizar recursos e criar novamente as condições para que tenhamos um município virado para o desporto.
Assim, a promoção deverá ser feita dando a conhecer os diversos desportos através de torneios, provas de competição e workshops, dando a conhecer alguns que vingaram recentemente na sociedade (dar a experimentar a novidade).
Da nossa parte contarão com algumas dessas iniciativas. Com tempo, trabalho e determinação, estamos certos que algo mudará para melhor este nosso concelho.
Agradecemos as vossas sugestões com humildade, pois todos juntos conseguiremos dar outras opções aos nossos jovens.

8 comentários:

  1. Quais actividades, quais quê.A rapaziada do Tó Carlos quer é porco no espeto e vinho americano para bebericar até cair para o lado.

    ResponderEliminar
  2. mas por eles quererem copos e vinho não quer dizer que não se possa fazer qualquer coisa para por a mexer sps. é urgente dar vida á cidade!

    ResponderEliminar
  3. "rapaziada do Tó Carlos quer é porco no espeto e vinho americano para bebericar até cair para o lado"

    Vcs, por outro lado e avaliar pelas "iniciativas políticas", querem trance e pastilhada. Uma mudança radical de fazer política.

    ResponderEliminar
  4. quem é que quer trance e pastilhada? estás mto enganado. e pelos vistos a festa para certas pessoas é um golpe político!
    Deixem os miudos divertirem-se, estarem juntos a conviver e a falarem de coisas mais interessantes do que vir para aqui dizerem q querem trance e pastilhada.
    deixem se de inveja e ouçam o que os jovens têm para dizer.
    Continuem, façam alguma coisa por sao pedro.

    ResponderEliminar
  5. Quem ler este blog, até parece que a JS existe e que já fez alguma coisa por S. Pedro do Sul.
    De 4 em 4 anos lá vem a JS numa tentativa de serem força partidária quando não têm qualquer intervenção política seja a que nível for, local, distrital ou nacional.
    É pena o PS instrumentalizar a JS e esses jovens, na esperança de convencer a juventude de que eles é que trabalham e realizam...
    Esperamos para ver!
    Será que após o 11 de Outubro a JS ainda anda por aí!?

    ResponderEliminar
  6. hum..."e pelos vistos a festa para certas pessoas é um golpe político!" pensei que o Sr Jose Carlos tinha discursado nessa festa! ou foi so curtir o som e as luzes?
    quero ver se publicas isto...

    ResponderEliminar
  7. se discursou não tenho a certeza, mas que foi uma pessoa acessível e que me clarificou sobre os seus objectivos lá isso foi!

    ResponderEliminar

Considerando o deconhecimento das mais elementares regras de boa educação e da vivência democrática que defendemos e praticamos, somos forçados a activar a moderação de comentários.